Qual a qualidade da água que bebemos?

Um dos grandes problemas no mundo é a qualidade da água que consumimos. Sendo que o meio mais comum para tratamento é o uso do cloro e derivados.

 

Ao entrar em contato com a água, o cloro e seus derivados formam um conjunto de substâncias conhecidas como DBPs (disinfection byproducts). Os DBPs são extremamente tóxicos para nosso organismo (1000 x mais tóxicos que o próprio cloro). Além disso, o THM é mais um da família dos DBPs e neste caso se trata de uma substancia do grupo B para câncer (capaz de causar doença comprovadamente em animais de laboratório).

 

Os DBPs são formados principalmente pelo contato do cloro e derivados com determinadas matérias orgânicas e sem dúvida representam algo extremamente maléfico para nosso organismo.

 

Em 1998, o governo americano determinou uma quantidade máxima de uso dessa substância na água tratada da população. No entanto, mesmo em pequenas quantidades as pessoas recebem esse tipo de agente tão lesivo. O pior é que em alguns países nem mesmo se fala sobre o assunto e as pessoas recebem doses bem altas dessas substâncias diariamente.

 

Esse agente presente na água “tratada” acaba gerando muitos problemas e se trata de algo muito presente na vida das pessoas já que é absorvido tanto pelo tubo gastro intestinal (ao beber água) como pela pele (no banho por exemplo).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: