Dieta, como escolher os melhores alimentos?

Vamos dividir os alimentos a partir dos macronutrientes e então escolhemos os melhores caminhos  para sua dieta.

Citamos a seguir alguns exemplos de alimentos extremamente nutritivos para seu corpo, além disso deixamos claro a importância de eliminar aqueles que são agressivos perante ao funcionamento equilibrado do nosso organismo. 

Como sempre falo durante a consulta, a prioridade maior é começar a usar na sua vida apenas alimentos “de verdade“. Isso significa, andar totalmente distante dos industrializados repletos de corantes, conservantes e aditivos. Dessa forma além de conseguirmos um melhor meio metabólico, vamos conseguir realizar com mais eficiência o processo de detoxificação. Lembre-se: nosso corpo reconhece apenas macro e micro nutrientes e não sabe como se portar perante a compostos estranhos a ele, presentes nos produtos industrializados.

VEGETAIS

Este grupo será o responsável pela maior volume dos seus alimentos no dia a dia. Conforme falamos nos princípios, o foco será dar valor a sua “vontade de comer”, não se prender a horários fixos ou alimentos pré determinados.

Consumir: aspargos, brócolis, couve, couve flor, azeitonas, pepino, espinafre, rabanete, abobrinha, berinjela, cenoura, cebola, alho, alho poró

Não consumir: todos os vegetais em conserva e enlatados.

ÁCIDOS GRAXOS / GORDURAS

Não tenha medo das gorduras, desde que sejam do grupo de qualidade! Esse alimentos representam sua fonte de energia na dieta além de gerar um ganho em saúde enorme para você.

Consumir: manteiga Ghee, óleo de coco, manteiga de coco, manteiga de cacau, óleo de abacate, banha de porco, manteiga de cacau, azeite de oliva (não aquecer!), gema do ovo, abacate.

Não consumir: óleos vegetais (girassol, soja, milho, algodão, CAN.O.L.A.), margarina, bacon industrializado, leite.

PROTEÍNAS

O  macronutriente responsável pela parte estrutural da sua alimentação. Essa será a fonte para construção das principais moléculas no seu corpo.

Consumir: carne de cordeiro, carne bovina, peixe, frango, porco, ovos

Não consumir: proteína da soja, leite e derivados em geral, proteína trigo.

FRUTAS

Uma idéia será o consumo em pequenas porções nos momentos em que sentir necessidade de algum doce. Lembre-se sempre: fruta é bom pra sua saúde, mas suco não deve ser consumido.

Consumir: limão, morango, abacaxi, coco, maça, melão, melancia, banana, caqui, manga, uva, mamão

Não consumir: frutas secas, geleias (principalmente as enriquecidas com açúcar), frutas enlatadas 

AMIDO / FÉCULA

Este grupo será mais uma fonte energética para seu corpo, no entanto lembre-se que a sua prioridade deverá sempre ser baseada nos ácidos graxos / gorduras.

Consumir: abóbora japonesa, abóbora moranga, cenoura, batata doce.

Não consumir: arroz branco, arroz integral, mandioca, tapioca, inhame, milho, trigo, amido de milho (maisena).

TEMPEROS

Esses componentes fazem parte de um complemento muito rico na sua alimentação, muitos benefícios são aproveitados de acordo com o tempero utilizado na sua comida.

Consumir: sal rosa do Himalaia, sal marinho, sal integral, cúrcuma, vinagre de maça, coentro, gengibre, salsa, orégano, piperina, canela, cravo da Índia.

Não consumir: molhos industrializados com corantes e conservantes em geral

ADOÇANTES

O padrão ouro é evitar ao máximo adoçar qualquer alimento, no entanto alguns adoçantes devemos separar da grande maioria.

Vale lembrar que açúcar, principalmente o refinado, é um dos piores alimentos que você pode consumir. Isso inclui consequentemente todos os alimentos que vem adoçados com ele (refrigerantes, chocolates, bolachas, biscoitos). Os outros tipos (mascavo, branco, orgânico) são simplesmente “menos ruins“, ou seja, não são bons para o bom funcionamento do seu organismo.

Consumir: xilitol, eritritol, estévia (atenção para este detalhe: usar o 100% puro porque frequentemente é vendido com adição de outros itens)

Não consumir: todos os outros tipos de adoçante (sucralose, aspartame, ciclamato, etc).

BEBIDAS

Retirar todos os tipos de refrigerantes, essa é a frase mais importante desse grupo. Poucas vezes seremos generalistas, mas nesse caso não existe outra forma de abordar.

Consumir: água alcalina, água ionizada, água filtrada, café, chás, limão espremido, água de coco.

Não consumir: água de coco em caixa, líquidos industrializados, refrigerantes, leite. 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: