Saúde Bucal – Como e por que cuidar dos seus dentes?

1 – ESCOVAR OS DENTES

Sem pasta ou com pasta orgânica (sem flúor, sem adoçantes ou adoçada com stévia. Você deve gastar em torno de 2 minutos no total (30 segundos em cada quadrante da sua boca).

2 – OIL PULLING

Pegar 1 colher de chá de óleo de coco e realizar bochecho da seguinte forma: Permanecerá com o óleo de coco dentro da boca bochechando durante 15 minutos. Assim poderá descartar o óleo de coco e lavar o interior da boca com uma pequena quantidade de água. Esse procedimento pode ser realizado logo após escovar os dentes (à noite ou pela Manhã).

Atenção: Não usar qualquer agente com álcool do tipo “listerine”. 

3 – FIO DENTAL

Você irá usá-lo no final do dia antes de escovar os dentes para ir dormir. Se quiser pode fazer mais uma sessão de OIL PULLING com óleo de coco após terminar de passar o fio dental / escovar os dentes.

PORQUE REALIZAR ESSES PROCEDIMENTOS?

Um dos principais problemas do flúor presente nas pastas de dente e na água que tomamos  é o acúmulo central com comprometimento cerebral, podemos ainda citar mais alguns itens. O flúor acumulado no organismo tem capacidade de lesão direta sobre o colágeno o que pode levar desde envelhecimento precoce da pele até doenças crônicas como as auto imunes. 

Até mesmo o tubo gastrointestinal pode sofrer lesão e o sistema imune diretamente associado ao sistema digestivo sofre intensamente. Sabemos que as células brancas do nosso sistema de proteção passam a ter uma capacidade de ataque 70% menos eficiente quando o corpo está contaminado com flúor.

Ou seja, ocorre um efeito imunossupressor extremamente importante, que a longo prazo tem efeitos graves como aumento do risco de doenças como câncer.  

Podemos citar mais alguns efeitos dessa substância sobre nosso organismo como por exemplo: períodos de agitação alternados com períodos de letargia, demências, artrite, fraturas ósseas, doenças de tireóide, doenças musculares, perda de audição, zumbido, etc. 

PARA AS CRIANÇAS PODE AINDA SER PIOR:

Uma metanalise publicada pela NIH de Harvard mostrou que o flúor utilizado no tratamento da água de diversos locais nos USA está associado a índices mais baixos de QI em crianças. O problema vai muito além desse fato, por isso vamos entender alguns pontos importantes. 

O flúor adicionado na água para “tratamento” vem basicamente em dois formatos: sodium silicofluoride e hydrofluorosilic acid. Em torno de 23 estudos já mostraram efeitos deletérios diversos sobre o organismo humano e mais de 100 estudos mostraram lesão em animais. O principal local acometido tanto em animais quanto em humanos por essas substâncias é o cérebro. 

50% do flúor ingerido pelas crianças é depositado nos ossos e em torno de 40% das crianças americanas tem sinais dentários de acúmulo excessivo de flúor segundo publicado pelo CDC (Center for disease control and prevention). 

Atualmente já sabemos que mesmo em pequenas quantidades o flúor pode causar um efeito direto imunossupressor, o que aumenta a chance de doenças oportunistas agudas como um resfriado e até mesmo doenças crônicas graves.  

O problema central é que diariamente as pessoas passam por tratamentos dentários com doses elevadas de flúor, tomam água o dia todo tratada com flúor e assim por diante. Por isso, tudo passa a tomar a dimensão que estamos falando. No Brasil não é nada diferente, pelo contrário, somos até mais expostos a essa quantidade enorme de flúor todos os momentos.  

REFERÊNCIAS 

Environmental Health 2015, 14:17

Newsweek February 24, 2015

J Epidemiol Community Health doi:10.1136/jech-2014-204971

J Epidemiol Community Health 2015;0:1–6 (PDF)

Fluoridealert.org February 24, 2015

Fluoride Action Network, National Research Council Findings 2006

National Institutes of Health, Endocrine Disruptors

FAN Study Tracker, Thyroid Health

9 Neurotoxicology and Teratology Jan-Feb 2015: 47; 96-101

10 Chemical Brain Drain

11 US News April 27, 2015

12 WebMD April 27, 2015

13 The Stir April 27, 2015

14 Fluoride Alert, Table 23: Enamel fluorosis among persons aged 6-39; MMWR, 2005

15 Fluoride Alert March 11, 2015

16 National Research Council of the National Academies, FLUORIDE IN DRINKING WATER: A SCIENTIFIC REVIEW OF EPA’S STANDARDS, 2006

17  National Research Council of the National Academies, FLUORIDE IN DRINKING WATER: A SCIENTIFIC REVIEW OF EPA’S STANDARDS, 20016, page 266

18 Fluoride Alert February 4, 2011

19, 25 Un-Redacted Correspondence between CDC, ADA and Pew (PDF)

20 FAN press release, October 15, 2014

21 Fluoride Alert December 4, 2014

22 Fluoride Alert April 17, 2013

23 Fluoride Alert July 1, 2011

24 Fluoride Alert, Environmental Justice

26 Fluoride Alert May 20, 2015

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: