Sobre o Vinho

Antes de mais nada quero deixar claro que não quero fazer qualquer apologia ao consumo de qualquer bebida. Vou escrever essa sequência porque frequentemente sou abordado com a seguinte pergunta: “o que você acha sobre o consumo de bebidas alcoólicas?”. 

Para começar, falaria que é possível sim ter saúde consumindo uma bebida em específico. Neste caso, falo sobre o vinho o tinto. Não vou nem comentar sobre outras bebidas porque o foco aqui será falar sobre o que pode ser bom e a forma adequada de consumo. Porém deixo que sobre todas as demais bebidas eu poderia citar vários pontos negativos.

Alguns estudos realizados nos últimos anos mostraram que o consumo do vinho (dentre eles o melhor, vinho tinto) pode tornar a absorção de glicose no intestino mais lenta. Esse fato consequentemente gera um menor estímulo do pâncreas, uma menor chance de desenvolvimento de diabetes e todas as doenças crônicas associadas a alta produção de insulina no corpo.

Mais uma vez reforço, o álcool em quantidade exacerbada é tóxico para seu corpo. Então o consumo seria em quantidade adequada para se ter saúde e não causar lesão no organismo.

Nos estudos, foram pesquisadas enzimas relacionadas a absorção da glicose, neste caso a alfa-glucosidase. Eles perceberam que o vinho tinto tem capacidade de inibição dessa enzima, o que leva a uma absorção mais lenta da glicose com menor liberação de insulina e menor inflamação sistêmica. Ou seja, esse seria um dos benefícios dessa bebida tão tradicional e consumida há séculos no velho mundo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: