Você sabe o significado de Dosha da medicina Ayurvédica?

Dentro da medicina ayurvédica existe um tipo de divisão diferente da medicina moderna. Enquanto no ocidente falamos em anatomia, fisiologia dos orgãos e sistemas, na ayurveda é descrito um sistema mais amplo de energia sutil capaz de unir o corpo físico a mente pra encontrar o ponto de equilíbrio entre esses dois universos. Os doshas são as representações concretas desse raciocínio para conseguirmos montar uma sequência de diagnóstico para cada sinal e sintoma apresentado por alguém.

Por isso, muitas vezes é falado, que a ayurveda representa uma ciência de estudo dos doshas em que são verificados: atributos, natureza, locais de ação, funções, desequilíbrios para entendimento de qualquer problema de saúde.

De forma mais pontual, a palavra dosha significa aquilo que deteriora e causa declínio. Ou seja, de forma bem prática, colocar os doshas em equilíbrio significa sustentar saúde nos tecidos e funções do organismo.

São 3 os doshas descritos e cada um deles representa diretamente um elemento da natureza que corresponde a formação da energia sutil do ser. Vata, Pitta e Kapha se conectam com ar, fogo e água respectivamente.

Vata representa o ar e vem amarrado aos demais doshas (Pitta e Kapha), por isso no livro guia da ayurveda se fala o seguinte: “assim como as nuvens se movimentam com o ar, Pitta e Kapha se movimentam com Vata.” Vata atua como a força vital para o funcionamento do organismo, afinal precisamos da respiração para ter esse domínio atuante. Da mesma forma, nossa mente com pensamento e auto controle tem uma ligação forte com o ar desse dosha.

Pitta com o calor do fogo mostra uma relação direta com todos os processos metabólicos do corpo. Da digestão dos alimentos a capacidade de ter clareza das idéias e o poder de decisão frente a momentos importantes é dominado por esse dosha.

Kapha representa a umidade dos líquidos do corpo através do elemento água. A nutrição dos tecidos e o transporte de substâncias é conduzido por esse dosha que tem ação clara sobre os sentimentos como amor, compaixão, paciência e até a capacidade de perdoar.

Como falamos dos elementos, devemos lembrar que cada dosha tem um elemento dominante que dá força. No entanto, todos eles precisam de um meio para manifestação e este também é representado por um outro elemento da natureza. Dessa forma, podemos enxergar os doshas a partir de uma força e um meio para manifestação:

Vata tem como força o ar e o meio o espaço; Pitta tem como força o fogo e o meio a água; Kapha como força tem a água e o meio é a terra. Assim, conseguimos entender como cada força atua no organismo através de um meio específico.

A união dos 5 elementos da natureza é o guia para entendermos os doshas e como cada um deles influencia na construção de saúde

Todas esses elementos comunicam nosso organismo com a origem de tudo, que é a natureza. Por isso, é importante entendermos cada um desses elementos e como eles atuam pra entrarmos no funcionamento do corpo estrutural, mente e energético. No vídeo abaixo comento um pouco mais sobre o tema e aprofundo alguns outros conceitos da medicina ayurvédica.

Guilherme Ferreira Takassi

Médico formado pela Universidade Federal de São Paulo e fundador do Instituto Takassi Falcão. Desenvolve um trabalho focado em saúde de alta performance baseado em dois pilares: corpo físico e mente.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: