Atomic Habits – James Clear

Atomic Habits – James Clear

James Clear iniciou sua vida no estudo dos hábitos após um grave acidente durante um jogo de baseball em que sofreu um trauma de face com múltiplas lesões ósseas e nervosas. Para retornar a vida, foi necessário uma reviravolta e aí iniciaram os profundos estudos ao redor da evolução da mente.

Quero compartilhar alguns conceitos do livro aqui, mas de qualquer forma fica a sugestão de leitura pra quem quer aprender sobre a construção de bons hábitos.

James Clear gosta de trabalhar basicamente em 4 frentes para criação de um hábito:

1 – torne a atividade algo óbvio para você

2 – faça se transformar em algo atrativo

3 – torne fácil de fazer

4 – tenha uma recompensa

Cada um desses itens envolvem técnicas das quais o autor aprofunda em vários capítulos do livro, no entanto quero colocar aqui o ponto alto de cada uma delas.

Quando ele fala em tornar a atividade, que você quer transformar em um hábito, em algo óbvio no seu dia a dia, você pode usar técnicas como: colocar uma data / horário e um local para realizar. Por exemplo, quero começar a praticar uma atividade física, então eu coloco na minha agenda que “eu me comprometo a ir a academia toda segunda, quarta e sexta das 08 às 09 h da manhã. Outro ponto aqui eficiente é colocar o novo hábito logo antes ou após de um hábito já concretizado na sua vida, por exemplo: eu almoço diariamente no restaurante do shopping às 13 horas e quero iniciar uma atividade física, então eu vou treinar na academia do shopping logo antes do meu almoço às 12 horas.

Sobre transformar em algo atrativo no seu dia a dia, você pode colocar o hábito que quer construir logo antes de realizar uma atividade que você já gosta de realizar. Por exemplo, você adora de ler notícias sobre esportes e precisa falar com clientes pra vender planos de seguro diariamente. Então coloque que vai ler uma matéria sobre esportes apenas após falar com 5 clientes sobre venda de novos planos.

Transformar em algo fácil de fazer é a verdadeira redução dos atritos presentes na construção dos hábitos. Voltamos na construção do hábito para prática da atividade física, de ir a academia logo antes do almoço. No dia anterior, vou deixar minha mala com a roupa de treino pronta, vou colocar a mala já ao lado da porta de saída de casa, vou deixar um troca de roupa de treino no trabalho para reserva, ou seja, facilitar ao máximo o processo para eu chegar pronto até a academia.

Criar a recompensa significa você montar um meio para sempre que realizar o hábito novo, você sentirá de alguma forma, uma recompensa. Se você iniciou uma prática de atividade física pode perceber que cada semana terá uma queda do seu peso na balança e a longo prazo reduzirá sua chance de desenvolver alguma doença crônica.

A união desses 4 pontos no seus dias facilita muito a construção dos novos hábitos. Por isso, pegar esses conceitos aprimorados durante anos por James Clear vai certamente ser algo muito nobre para sua vida e seu desenvolvimento pessoal.

Aqui temos um vídeo que fala sobre todos esses conceitos:

Atomic Habits – James Clear

Guilherme Ferreira Takassi

Médico formado pela Universidade Federal de São Paulo e fundador do Instituto Takassi Falcão. Desenvolve um trabalho focado em saúde de alta performance baseado em dois pilares: corpo físico e mente.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: