Dor e sofrimento, da sua proteção a causa de doenças

Dor e sofrimento, dois problemas presentes na vida de todas as pessoas que infelizmente em muitos momentos deixamos passar sem nem ao menos parar pra pensar sobre a diferença entre eles.

Gosto de pontuar um deles como um aspecto de proteção do ser humano, enquanto o outro é uma fonte de descontrole capaz de desencadear várias doenças crônicas graves. Aqui, você já deve se questionar qual é o de proteção e qual o de descontrole. Tente refletir um pouco nesse momento a respeito dessa questão e a seguir continue essa leitura.

A dor é um mecanismo de defesa do seu corpo frente a uma adversidade do meio externo, ou seja, acontece a partir de um contato externo que leva a uma manifestação interna. Por exemplo: quando você encosta em algo quente, rapidamente você retira a sua mão. Esse é um reflexo para sua proteção, para não acontecer uma queimadura mais grave. No final, é algo do externo (a panela quente), que leva a uma manifestação no seu interno e você retira a mão do local.

Já o sofrimento acontece quando você cria um sentimento interno que se manifesta no externo, num fluxo oposto da dor. Nesse caso, o sofrimento é uma arma poderosa, criada por você e usada contra você. Esse fenômeno é tão forte que muitas vezes você só vai perceber quando a manifestação externa já é de longo prazo, ou seja, a sua tristeza com tração máxima dominando a sua vida.

Existe inclusive uma bioquímica que domina esse fato do sofrimento no seu sistema nervoso e a molécula dominante aqui é conhecida como serotonina. O auto julgamento envolvido nesse processo que desencadeia o sofrimento leva a uma queda constante na serotonina do seu organismo. A consequência natural é desencadear uma processo de angústia que termina com a tristeza dominando a sua vida.

Nesse vídeo falo mais sobre o tema, principalmente sobre o ponto de vista da bioquímica envolvida:

Guilherme Ferreira Takassi

Médico formado pela Universidade Federal de São Paulo e fundador do Instituto Takassi Falcão. Desenvolve um trabalho focado em alta performance baseado em dois pilares: corpo físico e mente.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: