Você conhece a Ayurveda?

Se trata de um dos sistemas de cura natural mais antigos, muitos relatam que é a base para todos os métodos de tratamento existentes. Conhecido frequentemente como uma medicina indiana de mais de 5000 anos, é um sistema amplo de terapêutica baseado nos cuidados da mente, corpo e espírito. Dessa forma, o método de diagnóstico e tratamento envolvem cuidados que vão além do corpo físico, entram no universo da mente e atuam também na espiritualidade dos seres.

Por isso, dentro desse método conceitos como energia vital, consciência pura, karma, evolução da humanidade e estado superior são base para entendimento diagnóstico e terapêutico de cada pessoa, afinal todos somos seres semelhantes, mas com características únicas que nos mostram uma individualidade importante.

Como o próprio nome diz: ayur = vida e veda = ciência, ou seja, a ciência da vida. A beleza desse método é olhar para o indivíduo como alguém que através desse sistema terá saúde quando construir uma vida alinhada com a sua origem. Uma vida alinhada com a natureza!

Todos os seres são formados a partir de cinco elementos: água, terra, fogo, ar e éter (espaço). O equilíbrio entre esses elementos, nos coloca em equilíbrio com a natureza e por isso desenvolvemos uma vida com saúde. A união desses elementos (Buthas) forma a substância (Prakritti) que é a nossa representação no universo. Quando alguns desses elementos se unem com uma força maior, acontece a formação dos Doshas: água e terra formam o Kapha; fogo e água formam Pitta e ar com éter formam Vata. Se quiser entender mais sobre os doshas e os elementos:

Você sabe o significado de Dosha da medicina Ayurvédica?

A partir do momento que acontece a fecundação (óvulo + espermatozóide) e surge a vida, os nossos elementos da natureza se alinham e ganham força para formar um dosha específico que nos acompanhará por toda vida como um mapa energético capaz de influenciar inclusive nossa estrutura física.

Durante a vida 4 grandes influências podem provocar um desequilíbrio dos nossos elementos da natureza: emoções, alimentação, hábitos de vida e ambiente.

Sob influências dessas forças, os desequilíbrios acontecem, então surgem as doenças por uma instabilidade do dosha inicial. A medicina ayurvédica é um caminho de estabilização dessas influências para deixar a pessoa alinhada com a sua origem, com a natureza.

Guilherme Ferreira Takassi

Médico formado pela Universidade Federal de São Paulo e fundador do Instituto Takassi Falcão. Desenvolve um trabalho focado em alta performance baseado em dois pilares: corpo físico e mente.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: