Glúten, o que você sabe sobre a influência no seu sistema imune?

Possuímos um sistema de proteção contra as adversidades do dia a dia, o sistema imunológico. Um exemplo da ação desse seria: quando somos infectados por alguma bactéria como em uma amigdalite, nosso sistema imunológico trabalha no sentido de tratar esta doença e nos curar perante ao processo infeccioso, já que estas bactérias são reconhecidas como estranhas pelo sistema imune (glóbulos brancos). 

A barreira intestinal alterada pode permitir a passagem de moléculas estranhas ao organismo para a corrente sangüínea. Quando a mucosa do intestino está saudável e sem lesões, apenas moléculas adequadas são absorvidas. Por exemplo: uma proteína animal ou vegetal é absorvida na forma de aminoácidos e não na forma complexa, já que seria algo estranho ao ser humano. Ou seja, a proteína da carne não é utilizada diretamente por nós para construir músculo, ela é a matéria prima para tal e será absorvida no intestino na forma de aminoácidos.

O glúten causa uma lesão na mucosa intestinal e permite que nosso sistema imunológico (as células – leucócitos / glóbulos brancos) entre em contato com moléculas estranhas, já que estas começam a passar para o sangue. Todo esse processo gera uma inflamação local inicialmente, desta forma a pessoa que consome glúten diariamente por uma vida será de fato um inflamado crônico. No entanto, não ocorre apenas um processo localizado, de tal forma que o sistema imunológico poderá começar a atacar o organismo em outros locais devido ao fato de ter sido estimulado por uma molécula estranha. Isto é, aquela molécula não comum que entrou em contato com a corrente sangüínea pode ser semelhante a outra molécula do organismo que agora irá se auto atacar (reação cruzada), ou seja, a base da doença auto imune.

A partir de então se seu sistema imune encontrar um segmento de molécula semelhante na sua pele, poderá atacar e surgir uma doença auto imune de pele (psoríase por exemplo ou mesmo dermatites em geral). Se for na tireóide, poderá ser a base da tireoidite de Hashimoto, enfim, cada região do corpo poderá ser vítima dessa reação cruzada que falamos.

Guilherme Ferreira Takassi

Médico formado pela Universidade Federal de São Paulo e fundador do Instituto Takassi Falcão. Desenvolve um trabalho focado em alta performance baseado em dois pilares: corpo físico e mente

Uma resposta para “Glúten, o que você sabe sobre a influência no seu sistema imune?”

  1. Que incrível! Adorando os posts do blog. Parabéns, admiro muito o seu trabalho!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: